trompa apresenta: padrões físicos inadequados na performance da trompa

by trompa

/
  • Streaming + Download

     

1.
2.
07:59
3.
4.
10:13

about

tocar trompa exige do instrumentista grande esforço físico. o instrumento pesa cerca de três quilos e é sustentado pelos braços, sendo que o braço esquerdo fica mais elevado e mais à frente que o direito. alguns trompistas apóiam a trompa na perna, mas também sofrem com o posicionamento assimétrico que o corpo assume durante a performance. além do mais, a trompa exige grande pressão no sopro por ser um instrumento no qual o som é produzido por meio da vibração labial, certa pressão do bocal sobre os lábios e pressão do ar sobre o pequeno furo do bocal. esse esforço físico, aliado a outras questões como postura e fatores psicológicos, podem levar a uma grande incidência de problemas físicos em trompistas.

para melhor ilustrar os temas abordados no regístro em questão, os trompístas atuantes do mesmo foram privados do sono durante 36 horas para que realizassem sua performance sob condições adversas.

========

também pode ser ouvida a compilação "trompa não apresenta: temas inadequados na performance da trompa (outtakes)" no seguinte link, acompanhado de um breve texto que tenta elucidar as razões por trás do mistério que deixou grande parte do regístro "trompa apresenta: padrões físicos inadequados na performance da trompa" de fora do lançamento original: soundcloud.com/trompatrompa/sets/trompa-n-o-apresenta-temas

credits

released December 1, 2012

significado, performado, gravado, mixado e masterizado pela agremiação de música popular trompa. pelo fim da terceirização de nós mesmos.

tags

license

Track Name: бессонница
devido ao esforço físico repetitivo, o corpo de um músico instrumentista ou de um cantor pode sofrer alterações físico-posturais provenientes do estudo e da performance de seu instrumento. essas alterações podem ser agravadas ou amenizadas por uma série de razões, como por exemplo: as condições físicas e psicológicas do músico; as características anatômicas (tamanho, peso); a técnica instrumental e a forma de sustentação do instrumento; a dificuldade técnica da obra estudada, dentre outras. o esforço repetitivo na performance pode gerar um padrão físico prejudicial que leva à instalação de problemas físico-posturais, causando dores e desconfortos.
Track Name: bezsenność
a formação da embocadura é a mais complexa e sutil habilidade de um instrumentista; o ajuste da boca e músculos faciais, e o posicionamento da língua e mandíbula de modo que os lábios vibrem quando o instrumentista soprar através deles. o aparelho respiratório - o diafragma, os músculos intercostais e a glote - precisam ser corretamente coordenados para trabalhar em conjunto e manter a vibração eficiente dos lábios. o terceiro fator relacionado ao tocar instrumentos de metal é a habilidade de sustentar o instrumento em uma posição confortável, contudo, constante, ao tocar. isto requer força, particularmente dos braços, ombros, dos dedos e mesmo dos pés dos instrumentistas, o que deveria ser acompanhado de relaxamento músculo-esquelético. o quarto e último aspecto é o psicológico, mais conhecido como “medo de palco”, que se manifesta por meio de tremor de braços e pés, boca seca, taquicardia e desorientação mental.
Track Name: álmatlanság
as regiões especificas do corpo atingidas por desordens de tendões e músculos nos trompistas são mãos, punhos e antebraços - devido à postura incômoda, à força e ao movimento de coordenação fina; cotovelos e ombros - devido ao fato de um braço estar mais alto que o outro; costas e pescoço - devido à postura restrita durante longo período de tempo; e cabeça e face - causando estiramento muscular dos músculos que controlam e formam a boca e os lábios e desordens na junta têmporo-mandibular.
Track Name: 不眠症
a pressão gerada durante a performance da trompa tem sido ligada ao sopro na região aguda, que pode ocasionar paralisia facial súbita, aumento da pressão arterial diastólica, arritmias cardíacas e anormalidades no eletrocardiograma. além disso, a força compressiva contra os lábios pode causar danos musculares, problemas na mandíbula e, eventualmente, contribuir para a ocorrência de distonia.